Resumos e trabalhos desenvolvidos em aula
Aula N:10
16-12-2013 20:25Realização da segunda ficha de avaliação no auditório escolar.
Aula N:9
09-12-2013 20:36O professor aproveitou esta última aula antes do teste para fazer revisões para o mesmo. Na primeira parte da aula o professor colocou-nos questões acerca da matéria lecionada e exclareceu as dúvidas mais pertinentes. De seguida, na segunda parte da aula, o professor entregou-nos uma ficha de exercicios que realizámos até ao final da aula.
Aula N:8
02-12-2013 20:54Hoje, como habitualmente, o professor fez um pequeno resumo da matéria lecionada na aula anterior. Posto isto, na primeira parte da aula finalizá-mos a matéria da observação: quer da aula de educação física quer do treino. Na segunda parte da aula realizámos um exercicio prático acerca dos métodos de registo de observação assim como dos seus sitemas de observação.
Aula N:7
25-11-2013 19:00
Como sempre, o professor começou a aula com uma pequena suma da aula anterior, onde frisou os aspectos mais importantes da mesma.
De seguida, assistimos a algumas aulas lecionadas por professores/treinadores onde tinhamos de ir apontando na ficha de observação a análise ao tempo de aula; o comportamento do professor; o comportamento do aluno; o comportamento do treinador e por fim o comportamento do atleta, sempre guiados pelo protocolo de observação fornecido pelo professor. Este foi um exercicio prático que certamente irá sair na próxima frequência, pelo que foi uma aula bastante produtiva, embora fadigante.
Aula N:6
18-11-2013 21:24Iniciámos a aula com uma breve conversa acerca de alguns assuntos internos á disciplina, nomeadamente o sistema de avaliação.
Começamos então a primeira aula depois da frequência, iniciando o estudo da observação, dando quais as suas técnicas (Directo - no caso de ser realizado a tempo real ou Diferido - no caso de uma gravação) e os seus sistemas ( Por Sinais - em que se prevê a acção ou Por Categoria - em que apenas é anotado se for em conta a sua categoria que está previamente definida); os métodos de registo recomendados (Amostragem Temporal - cinco períodos de três segundos; Registo de Duração - resgista-se o tempo todo consoante a categoria; Registo por Intervalos - intervalos de dez segundos e, de seguida para a gravação) e por fim, de-mos as Análises dos Sistemas de Observação de Educação Física ( anaálise do tempo de aula; observação do comportamento do professor e a observação do comportamento do aluno).
Aula N:5
11-11-2013 23:48Realização da ficha de avaliação no auditório da escola.
Aula Nº4
04-11-2013 20:14
Na aula de hoje o professor fez, como habitualmente, uma pequena suma da matéria leccionada na aula anterior, onde falou do currículo nacional; regional e local onde também abordou o regime escolar (regulamento interno; projecto educativo; projecto currícular escolar; projecto currícular de turma e plano actual de actividades) para abrir alguns horizontes aos alunos particularmente interessados em seguir um vertente na educação.
De seguida introduziu as diversas dimensões da intervenção pedagógica: Instrução; Organização/Gestão; Clima relacional e Disciplina.
Dentro da instrução temos a informação inicial, onde fala o que iremos abordar na aula/treino; a instrução, onde se fornece os feedback´s acerca dos exercícios e das suas especifícidades e a conclusão, onde se dá uma breve suma dos aspectos positivos e negativos da sessão e se introduz a aula seguinte.
Nesta parte da aula foi-nos solicitado para ir apresentar á turma os três factores da instrução. Eu apresentei a informação inicial à turma de uma aula de Basquetebol.
Por fim abordamos as diferentes dimensões dos feedback´s pedagógicos, sendo elas Conteúdo; Valor; Objectivo; Forma e Direcção.
Antes de sairmos ainda houve tempo para o professor nos fornecer algumas dicas acerca da frequência que iremos ser submetidos na próxima aula.
Aula Nº: 3
28-10-2013 21:01
Nesta aula, após uma breve suma do que foi dado na aula anterior, e de completar a matéria, o professor propôs a realização de uma actividade de grupo, na qual teríamos de definir uma actividade para o plano anual de actividades assim como uma regra para o regulamento interno e respectiva fundamentação.
Depois de debater as várias hipóteses em grupo, decidimos para a actividade a selecção do aluno com melhor média de todos os cursos. Estes teriam de desenvolver um projecto relacionado com o seu curso e, o aluno que tivesse o melhor projecto ganharia uma bolsa para a financiar. Pensamos que seria não só um grande incentivo ao desenvolvimento de novas ideias na sua área como se poderia lançar no mercado de trabalho.
Para a regra pensamos que todos os alunos do curso de Desporto teriam de praticar uma modalidade federada. Pensamos que o exemplo deveria de partir de nós assim como deveriamos de promover a prática desportiva.
O resto da turma para a actividade disseram um encontro de equitação; torneio de futesal e realização de um corta-mato.
Para as regras proporam a assiduídade obrigatória; realizar um exame médico/desportivo para a entrada no curso de Desporto e não baloiçar nas cadeiras.
Aula N:2
20-10-2013 20:12Nesta aula o professor propôs que nós respondesse-mos a três questões colocadas por ele mesmo, foram elas:
-“Se dirigissem um clube no Alentejo qual seria o modelo que escolheriam?”
-“Deiam provas de aspectos relacionados com o currículo tradicional ecurrículo crítico da escola que frequentam.”
-“Definam como Portugal está, tendo em conta a sua situação ecológica.”
Para a realização desta proposta de trabalho formámos grupo de cinco elementos do qual teríamos de escolher um representante para responderá turma.
Á primeira questão respondemos que utilizaríamos um modelo inclusivo uma vez que, dado que no meio onde estamos não viverem muitas pessoas, teríamos que trabalhar com todos os atletas em todas as categorias em que eles estivessem. Á segunda questão, para o currículo tradicional dissemos: bater á porta antes de entrar; pedir licença ao professor para falar e o horário a cumprir, enquanto que para o currículo crítico respondemos: o vestuário e a postura na sala de aula. Por fim, á terceira e última questão respondemos as poucas condições económicas, uma vez que nunca se deu a devida importância á prática desportiva tendo sido o dinheiro canalizado para outros interesses; ao facto de darem demasiado ênfase ao futebol esquecendo assim os outros desportos e finalmente ao fraco desenvolvimento das modalidades devido à má formação dos técnicos.
Aula Nº:1
12-10-2013 21:21
Na primeira aula do ano lectivo, após um atraso de cerca de duas semanas, fizemos uma breve apresentação, estipulamos datas de entrega de trabalhos e da realização de testes e iniciamos a matéria.
Matéria
Documentos relacionados
Artigos sobre a matéria
20-11-2013 21:49Etiquetas
A lista de etiquetas está vazia.